Volto já

segunda-feira, novembro 28, 2005

Depois digam que não avisei...


domingo, novembro 27, 2005

SIC: Jornal de Domingo, 27 de Novembro

Expliquem-me aquele falso directo de Samara, no Sul da Rússia.
Nem o Paulo Camacho conteve um sorriso.

sábado, novembro 26, 2005

O antes e o depois do Photoshop


Estava a fazer uma pesquisa na internet para um trabalho sobre a manipulação das imagens e, de repente, deparei-me com isto.
Arrepiante, não acham?

sexta-feira, novembro 25, 2005

Reportagem: A blogosfera senense

O texto sobre a blogosfera senense já está concluído faltando apenas uma última revisão e devidos ajustes. Obviamente que não pude descrever detalhadamente as especificidades de cada um dos blogs, quanto mais retratar a blogosfera inteira. Para a selecção de blogs usei apenas o critério da periodicidade das postagens.
Se for decisão editorial publicá-lo, comunicar-vos-ei atempadamente.
Resta-me apenas agradecer a todos os que contribuíram, directa ou indirectamente, para a sua realização.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Cada coisa em seu lugar

Um pormenor intrigante, vindo de onde menos esperava, obrigou-me a um pequeno intervalo de reflexão. Passo a explicar. No final de um dos episódios de uma determinada telenovela brasileira de horário nobre, um conjunto de actores aproveitou para fazer uma pequena acção de sensibilização acerca de um tema cujo interesse é inquestionável. Mas não é isso que importa agora falar.

Perguntei a mim mesmo se os responsáveis da Globo, aproveitando o peso das telenovelas, estariam a agir correctamente. Poderia ficar indeciso, se não fosse estudante da área.

A verdade é que isto é uma verdadeira distorção de papéis, muito comum hoje em dia, mas que é preciso ter muito cuidado. É um dos maiores males de algumas televisões, nomeadamente americanas e brasileiras, onde os vários espaços tendem a unir-se.

Em Portugal, começámos com a confusão gerada pela TVI entre "realidade" e "realidade ultra-dramatizada" e qualquer dia, ao que tudo indica, a televisão portuguesa será também uma amálgama de conteúdos indecifráveis e deslocados, onde a inteligência dos espectadores tende a ser cada vez mais atacada.

Os profissionais da ficção têm plena noção da importância que as telenovelas, os filmes e as séries têm junto de um determinado público. Por essa razão, penso que deveria haver mais cuidado da sua parte em não ajudar a quebrar a – já frágil – linha que separa os vários espaços.

Dizia-me uma pessoa: "tudo se complementa!". Muito bem. Esperemos para ver no que isto vai dar.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Relações Fortes

Escreveu o Professor Doutor Dinis Alves acerca da estreita relação entre fotografia e texto na imprensa:
"A fotografia de imprensa não pode dissociar-se do texto que a emoldura. Entre texto e foto jogam-se relações fortes, com a foto a conferir estatuto de verdade ao texto, testemunhando a narração jornalística; com a foto a proporcionar o espectáculo compensador do correr monocórdico da prosa; com a foto reforçando, por redundância, o que se escreve.
Mas do texto em direcção à foto o circuito também funciona: o texto da legenda pode reenviar a foto para outros lugares, para outros sentidos; o texto da legenda ou da notícia desenvolvida pode guiar o sentido que se pretende dar à foto, reduzindo o seu carácter polissémico.
É certo que a fotografia de imprensa tem muita força, força até para ajudar a acabar com uma guerra, força para catapultar uma obscura personagem aos píncaros da fama, ou para a mergulhar no lodo.
Nessa relação foto/texto, importa sinalizar sempre a importância da selecção da imagem que decidimos paginar. Importa aqui sinalizar que essa selecção e montagem percorre os seus caminhos lado a lado com a subjectividade do jornalista e do repórter fotográfico.
A fotografia de imprensa tem, desde logo, uma particularidade que a distingue das outras fotos - a sua moldura é o texto. Mesmo que a fotografia valha por mil palavras, é preciso que as palavras lá estejam, na página do jornal."

Economia: EDP faz novo máximo em quase quatro anos

A EDP fez hoje novo máximo em quase quatro anos, seguindo pela sétima sessão consecutiva sem perdas, no dia em que recebeu uma recomendação positiva por parte do Crédit Suisse First Boston.
Algumas horas antes do fecho da bolsa de valores, as acções da EDP encontravam-se inalteradas nos 2,41 euros, tendo durante a manhã subido até aos 2,42 euros, sendo este o valor mais elevado desde meados de Dezembro de 2001.
Nas últimas seis sessões, a energética encerrou sem perdas, tendo terminado três inalteradas e outras tantas em alta.
A dar um impulso à empresa está uma recomendação positiva do Crédit Suisse First Boston CSFB), uma companhia de serviços financeiros sediada em Zurique, Suiça, no âmbito de uma análise efectuada ao sector ibérico das utilidades, hoje divulgada.
O banco de investimento reviu em alta o preço-alvo sobre as acções da EDP, de 2,36 para 2,70 euros, e subiu a recomendação de neutral para "outperform" (acima da média do sector).
Desde o início do ano, as acções da EDP estão a valorizar cerca de 8 por cento.
Fonte: Lusa

segunda-feira, novembro 21, 2005

Memórias cinéfilas (4)

«Citizen Kane» é simplesmente uma das alegorias mais bem conseguidas do cinema moderno.

domingo, novembro 20, 2005

Canções de Natal


No Natal de presente
Não queiram que seja

O Motorola, o Motorola
V980.

sexta-feira, novembro 18, 2005

A Blogosfera

Ter um blog é o que está a dar. Mas se soubermos dar uso a toda a parafernália disponível, melhor ainda. Pois bem. Com vista a prestar ajuda aos meus colegas do Instituto Superior Miguel Torga, criei A Blogosfera. Trata-se de um blog exclusivamente de testes, dicas e demonstrações sobre blogs. Poucas semanas após a sua criação, e graças ao responsável pela cadeira de Laboratório de Imprensa, o incansável Dr. Dinis Alves, o projecto cresceu e ganhou asas. Todos os conteúdos disponíveis passaram a dirigir-se, não só a colegas, mas a todos os cibernautas a quem estes assuntos possam interessar.
Visitem-nos.

Cartas ao Pai Natal

Cansado de abrir cartas, exasperado com os extravios e alguns atrasos, o Pai Natal aderiu à blogosfera.
A partir de agora, todas as crianças podem escrever ao simpático velhinho via blog. O Luís (lfs.monteiro@gmail.com) e o Rogério (as1614396@sapo.pt) foram nomeados representantes do PN para a blogosfera lusa. Envie a sua carta, a do seu filho, a de uma criança que conheça, para um destes endereços de e-mail. Garantimos entrega imediata, através do Correio Flash.
E Bom Natal...

quinta-feira, novembro 17, 2005

Bloco de notas: o regresso à blogosfera senense

Estive ausente da blogosfera durante quase uma semana. Longe deste espaço de liberdade, fraternidade e conhecimento (pensavam que ia escrever igualdade?!), não pude acompanhar, com a devida atenção, assuntos, ideias e verborreias que me suscitam particular interesse. Sempre que isto acontece, costumo fazer um pequeno sumário das novidades com que me deparo na volta. Prezando a transparência, decidi divulgá-lo desta vez:

a) Jimmy Fly demonstra o seu apoio a Mário Soares
b) Oceano das Palavras com um novo "look"
c) João Tilly inicia compilação de textos com vista a comparar a ditadura de Mussolini com a do Estado Novo
d) Nuno Almeida, seguindo o lema "A Torre é Nossa", revela cada vez mais o seu empenho pela causa
e) Autor do Legumes Salteados dá uma ajuda aos jovens pais
f) Paulo Alexandre (Os Imortais) envia-me convite para um périplo por alguns hotéis (e posso levar companhia)
g) O blog do Partido Socialista Seia foi mesmo ao ar

sexta-feira, novembro 11, 2005

Crash


Vou vê-lo hoje, finalmente.

quinta-feira, novembro 10, 2005

Teatro em Seia

A Câmara Municipal de Seia e o INATEL promovem no próximo Sábado, dia 12 de Novembro, pelas 21:30 Horas no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, um espectáculo de Teatro "Quero vender-me como escravo", pelo Grupo de Teatro Guardiões da Lua (Sabugal), integrado no programa "Teatro de Outono".
Sinopse:
Trata-se de uma peça que retrata as frustrações e o vazio que a vida moderna da fama e da ostentação traz. Quem se deixa apanhar nessas malhas chega ao desespero de achar que a vida de escravo é melhor que a vida de fama e luxúria. Mas ao encarar a realidade, percebe-se que as aparências iludem.
Preço dos bilhetes:

Normal – 2 €uros
Com Cartão M. Juventude e do Idoso – 1 €uro

quarta-feira, novembro 09, 2005

Na sala de aula (5)

Professor: Meninos, vamos fazer a chamada.
Conforme o professor ia dizendo o nome de cada aluno eles respondiam
Cavaco Silva: ehhhhhhh, presente!
Manuel Alegre:
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Presente!
Mário Soares: Sempre presente!
Jerónimo de Sousa:
Camarada presente!
Francisco Louçã:
Presente e pronto para navegar no imenso mar do conhecimento!
Entretanto, um novo aluno chega à sala de aula
Professor:
Meus meninos, este é o vosso novo colega. Façam favor de o receber bem.
Depois de estar confortavelmente sentado, o menino sorri para o professor

Professor: Diz-nos o teu nome.

Novo aluno: Olá, bom dia. O meu nome é Gonçalo da Câmara Pereira.

terça-feira, novembro 08, 2005

Mais um jogador

Voltei a acreditar em Portugal quando fui informado de que o fadista Gonçalo da Câmara Pereira estava a ponderar em se assumir como candidato à Presidência da República.

Uma questão de prioridades

O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, anunciou hoje um conjunto de medidas de apoio aos subúrbios pobres das grandes cidades, sustentando que a luta contra a discriminação deve ser uma “prioridade nacional”.

Ainda vão a tempo. Mas ao menos deixem-nos acabar o que começaram...

segunda-feira, novembro 07, 2005

Abel Xavier: análises antidoping detectaram anabolizante


É evidente que quem ostenta orgulhosamente este tipo de "penteados" não pode ser boa pessoa.

sábado, novembro 05, 2005

Notas cinéfilas

Acerca de dois filmes recentemente visionados:
«Be Cool»:
Tão plástico quanto o mundo que pretende retratar.
«Batman Begins»:
Christopher Nolan fez-nos voltar a acreditar em Batman, revelando que o delírio camp de Joel Schumacher não passou de um mero percalço.

sexta-feira, novembro 04, 2005

MTV Europe Music Awards - Portugal

Tudo parece ter corrido às mil maravilhas, começando pela organização do evento, a adesão de público, a presença de celebridades, a "actuação" dos Gorillaz e as transmissões em directo - particularmente a da Antena 3.
Teria sido uma noite perfeita se não se tivessem esquecido dos Gift à porta de uma discoteca em Lisboa.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Entregues à bicharada

Cavaco diz perceber de economia. Soares diz perceber de história e filosofia.
Portanto, o significado da palavra "pragmatismo" é-lhes manifestamente alheio...

Cultura: Mariza nomeada Melhor Artista pela BBC Radio 3

A fadista Mariza foi nomeada pela segunda vez para o prémio de Melhor Artista da Europa em World Music pela BBC Radio 3.
A voz de "Fado Em Mim" já tinha ganho o galardão em 2003, o que contribuiu em muito para a sua expansão a nível internacional.
Mariza, que diz "estar comovida e muito satisfeita por voltar a inscrever o nome de Portugal no panorama musical mundial", actua hoje no Barbican Centre, em Londres, início de uma digressão pelo Reino Unido e Irlanda.
Fonte: Lusa


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.

Number of online users in last 3 minutes
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Estou no Blog.com.pt