Volto já

sábado, dezembro 31, 2005

Fotojornalismo 2005

As melhores fotos do ano, segundo a revista TIME.

(Dica do Conversas de Café)

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Presidenciais

O candidato presidencial Manuel Alegre acusou hoje a RTP, SIC e TVI de discriminarem a sua candidatura, avisando que não vai permitir "batota" durante a campanha. in Lusa

Apenas duas breves notas:

- Manuel Alegre, com a sua frase da "batota", revela demagogia ou lirismo ( ou então ambos). O que me começa a preocupar é que estas nuances não o estão a ajudar em nada e, mesmo assim, nada faz por se corrigir.

- E, já agora, uma chamada de atenção: todos os canais portugueses (RTP inclusive) estão a levar ao colo um dos candidatos. Começou pelo formato acordado dos debates, e continua com as sucessivas notícias que são tudo menos isentas.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Destaque do dia

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal escolheu António Guterres como personalidade portuguesa do ano devido à nomeação para dirigir o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

O Pai Natal que se cuide... (2)

Em continuação do post anterior, devo acrescentar que o projecto Cartas ao Pai Natal vai ser notícia no Diário de Notícias (25 de Dezembro) e na RTP (data a confirmar).

quinta-feira, dezembro 22, 2005

O Pai Natal que se cuide...

O empenho e dedicação da equipa constituída por alunos do 2º e 4 º ano do curso de Ciências da Informação do Instituto Superior Miguel Torga, fez com que o projecto Cartas ao Pai Natal (e alguns desenhos) se tornasse num enorme caso de sucesso.
Para finalizar com chave de ouro, esta iniciativa foi motivo de destaque do Diário Digital, Diário as Beiras, Diário de Coimbra e alguns blogs. Hoje deve sair em vários sítios, rádio inclusive, atendendo ao facto de ter sido difundida notícia pela Lusa.
Estamos todos de parabéns.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Silêncio

São 2:10 da manhã. Tirando alguns fait-divers, as reacções ao debate Cavaco/Soares ainda não se fizeram sentir pela grande parte da blogosfera lusa.
Já imagino o que virá daqui a umas horas.

O arranque oficial da "Partilha"

A primeira edição do mais recente jornal da região da Serra da Estrela já está disponível nalguns espaços de Seia - cafés "Conta Gotas" e "Residência". Brevemente, também poderá ser adquirida no "Olhos D´Agua".
Aconselho vivamente a sua leitura, não só pela qualidade do painel de colaboradores, mas também pelo incentivo que iniciativas desta índole e envergadura merecem.
Devo admitir que me sinto orgulhoso por ter dado o meu modesto contributo para esta publicação. Espero que a parceria se mantenha por longos anos.

terça-feira, dezembro 20, 2005

Press Release: Iniciativa de alunos do Instituto Superior Miguel Torga

Pai Natal adere à blogosfera

Cartas ao Pai Natal disponíveis na web e nas montras das lojas de Coimbra

Cansado de abrir cartas, exasperado com os extravios e alguns atrasos, o Pai Natal aderiu à blogosfera.
Centenas de crianças de vários pontos do país responderam à chamada do simpático velhinho.
Para que todo o processo de entrega das prendas decorra com transparência, respeitando as normas comunitárias (com esfoque especial para a Directiva 307/2005/EU NATAL), os pedidos encontram-se disponíveis na web, no endereço http://painatal2005.blogspot.com/
Cartas e desenhos digitalizados na web, com os originais expostos nas montras de dezenas de estabelecimentos comerciais da cidade de Coimbra.


Esta é uma iniciativa dos alunos da Licenciatura em Ciências da Informação ministrada pelo Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra (www.ismt.pt).
Os jovens estudantes deslocaram-se a várias escolas de Coimbra e de outras localidades do país (escolas da área da sua residência), lançando um repto aos mais petizes: escrevam uma cartinha ao Pai Natal. Não podendo garantir a entrega dos presentes, prometeram, pelo menos, mostrar as missivas ao mundo.
Como seria de esperar, a iniciativa foi muito bem acolhida pelas crianças, professores e pais.
Crianças houve que, mesmo não sabendo escrever, fizeram questão de participar com desenhos. O mesmo aconteceu com alguns meninos deficientes.

O blog Cartas ao Pai Natal constitui-se, assim, como uma montra dos desejos das nossas crianças. O Pai Natal que se desunhe, porque há pedidos impossíveis de satisfazer com uma requisição ao tradicional armazém ou grande superfície.
Há quem peça o fim das guerras, a eliminação da pobreza e “sobretudo que todos fossem amigos”.
“Se puder também quero uma coisa: era melhorar nos meus trabalhos e ser muito inteligente” – lemos numa das cartas. Outro pequenito quer muitos “very goods e alguns goods” a inglês.
Mais um pedido para ajudar a vencer a batalha da educação: “Queria que me desses uma máquina registadora para poder aprender a matemática porque eu não sou boa a matemática. Para mim a matemática é a disciplina mais difícil principalmente as contas”.
Há quem troque as prendas pela reconciliação familiar:
“Eu gosto muito de ti. Eu acho que me portei bem. Mas se não quiseres dar nenhuma prenda, eu não me importo, mas caso queiras dar alguma prenda eu quero que a minha irmã e o meu pai sejam amigos. Eu sei que isso é quase impossível mas por favor tenta”.
“Eu desejo uma playstation2 e quero melhorar a relação com a minha madrasta” – é o pedido de uma menina.
Prevenindo futuro cansaço do velhinho das barbas, há quem opte por texto curto, pedindo uma só prenda. “Não te escrevo mais para não teres cartas muito grandes para não te cansares a ler”...
Se as boas práticas se mantiverem nas próximas décadas, vem aí uma geração bastante generosa: “Não te esqueças de dar prendas aos outros meninos do mundo inteiro” – avisa um dos autores das cartitas.
Um dos mini-redactores saúda o Pai Natal “pelo trabalho que tem todos os anos”, não se esquecendo de lhe desejar “uma boa viagem!”.
Sim que um acidente no percurso pode deixar muitos desejos por concretizar: “Vem devagarinho no teu trenó para chegares bem”, recomenda uma criança.
Outro quer evitar-lhe forte constipação: “Em Portugal há muito frio. Agasalha-te bem!”.

Quanto aos brinquedos, a gama é variadíssima, como se pode imaginar. Se alguns são parcos no pedir, a outros não lhes doeu a caneta, um saco cheio para uma só chaminé. E também houve quem tivesse notado o exagero: “Gostava que me desses uma máquina de fazer pastilhas elásticas, uma bicicleta, uma bola de futebol, um jogo, um leitor de MP3, e mais coisas. Como sei que o senhor não pode levar tudo porque também há mais crianças que querem, então só quero o leitor de MP3 e a máquina de fazer pastilhas elásticas”.
Consciente da crise que, pelos vistos, também assola o Reino do Pai Natal, uma pequenita garante que a avó vai dar dinheiro ao velhinho para ele lhe poder comprar a Carlota ou a cadeirinha do Nenuco.
Se calhar com a pressa, ou revelando a pesada responsabilidade de escrever a personalidade tão ilustre, houve quem se tivesse ficado pelas apresentações, sem nenhum pedido registado:
“Eu passo o meu Natal com a minha família e como bacalhau. O Natal é no dia 25 de Dezembro e o meu irmão faz anos no dia 24 - o dia da consoada!”
Há mais, muitos outros trechos saborosos, deixando transparecer a inocência dos autores desta jornada epistolar.
Motivos de sobra para uma visita a http://painatal2005.blogspot.com/

Nota: No blog, clicando nas imagens, podem descarregar-se cartas e desenhos com resolução suficiente para impressão.

Agradecemos a divulgação desta iniciativa, aproveitando o ensejo para desejar um Bom Natal a todos.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Deambulações por Coimbra

Estrada secundária entre Coimbra e Figueira da Foz
Reparem bem no local escolhido por este ilustre desconhecido para pescar.

terça-feira, dezembro 13, 2005

O verdadeiro D. Sebastião (o outro não passa de uma farsa)

Depois de dois posts sobre o Mário Soares, e para desvanecer qualquer tipo de dúvidas acerca da imparcialidade deste blog, sinto-me na obrigação de escrever umas palavras sobre uma personalidade que admiro.
Falo de Gonçalo da Câmara Pereira. Embora a sua candidatura à Presidência da República ainda não tenha sido oficializada, bastou saber que estava a ponderar sobre o assunto para que a minha vida voltasse a ter sentido.
Não sei o verdadeiro motivo da demora em apresentar a papelada, mas se porventura for falta de assinaturas, ele que mande vir os requerimentos que eu e mais um molho de foliões assinamos de bom grado.
Dou o meu total apoio a este ilustre brasonado, não apenas pela falta de qualidade dos actuais candidatos, mas sim pela comunhão de convicções ideológicas.
Há pessoas que me perguntam: "Epah, oh Luis, e o Manuel Vieira?! Hein?". Meus amigos, sejamos honestos. O Manuel não tem nem o carisma, nem a entoação de voz do Gonçalo. Mais: não esteve na "Quinta das Celebridades" e não faz parte da monarquia.
Por todas as verdades supracitadas – e por mais algumas que a seu tempo revelarei – penso que os portugueses têm muito que pensar antes da decisão de voto.
P.S. Convém não esquecer que o fadista parte em desvantagem pelo facto de não ter estado presente nos debates televisivos.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Breaking News: Mário Soares em Coimbra

O candidato à Presidência da República Mário Soares veio esta sexta-feira a Coimbra para uma série de eventos, como a inauguração de duas sedes de campanha e o lançamento de um livro.
Sempre acompanhado por uma pequena multidão de apoiantes e jornalistas, Mário Soares começou a sua visita a Coimbra no largo da Portagem.
A primeira paragem foi para a inauguração da sede Distrital do MASP/Jovem (MP3), situada na rua Ferreira Borges.
Com um ar bem disposto, o ex-Presidente da República aproveitou a caminhada para o habitual contacto com as pessoas.
Seguiu-se o passeio a pé em direcção à avenida Fernão de Magalhães para uma outra inauguração, a da sede Distrital do MASP3.
Mais para a noite, está ainda agendada a sua presença no lançamento do livro «Os Poderes do Presidente», dos Professores Gomes Canotilho e Vidal Moreira, na livraria Bertrand do Centro Comercial Dolce Vita e num jantar/debate promovido pela «R.R. Centro/Campeão das Províncias», no campus da Cidadania e do Conhecimento da Fundação Bissaya Barreto.



Texto e Fotografias de Luis Monteiro

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Foto do dia


Depois desta imagem cruel, só nos falta ver o Cavaco de samarra e o Louçã vestido como um político.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Publicidade bem conseguida


L&M - um blog contra o tabaco!

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai passar a não admitir fumadores nos seus quadros, mas nega que isso seja um acto discriminatório."

Se a moda pegar, vou ser obrigado a mudar o nome do blog...

quinta-feira, dezembro 01, 2005

iPod

Ora aqui está uma bela prenda de natal.



E não me refiro ao corte de cabelo...

Cabeça Online

Nasceu mais um blog no nosso concelho. Dá-se pelo nome de «Cabeça Online» e "trata-se de um jornal online, com o objectivo de divulgar o que se passa na freguesia de Cabeça, e na região em que esta se insere."

1 de Dezembro

Comemora-se hoje o 365º aniversário da restauração da independência de Portugal em relação a Espanha.
Um bom feriado.

P.S. E deixem-se de bocas irónicas!!!


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.

Number of online users in last 3 minutes
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Estou no Blog.com.pt